Minha foto
Goiânia, GO, Brazil
Pastor Metodista, Bacharel em Teologia, Posgraduado em Estudos Wesleyanos, Doutor em Ministério, Licenciado em Letras, Adesguiano, Capelão Militar RR (CBM/PA), Presidente da ACMEB - Associação Pró Capelania Militar Evangélica do Brasil, conferencista e escritor.
free counters

Carnaval (Parte 3)

Nos últimos anos tem crescido a quantidade de retiros espirituais e acampamentos durante o período do Carnaval. São fiéis das mais diversas Igrejas Cristãs que procuram um local apropriado para realizar uma programação alternativa voltada para seu crescimento espiritual. São eventos que ganham vulto cada vez maior, sendo noticiados por grandes veículos de comunicação de massa. O que está acontecendo?

O motivo que leva um número cada vez maior de cristãos evangélicos e católicos e de outras confissões de fé aos retiros e acampamentos não é simplesmente uma fuga do Carnaval. É que, enquanto se afastam dos locais bombardeados pelo barulho às vezes infernal causado pelos potentíssimos aparelhos sonoros, e de outras inconveniências causadas pelo lado ruim do Carnaval, eles buscam seu crescimento espiritual num ambiente tranqüilo, no aconchego da família e do rebanho de Cristo. Recarregam suas baterias espirituais para prosseguirem sua jornada neste mundo.

É digna de nota a presença dos jovens e adolescentes nos retiros e acampamentos de Carnaval. A programação geralmente é muito atraente: cânticos alegres, momentos de oração, estudos de temas bíblicos e outros voltados para nossa realidade cotidiana, celebrações eucarísticas, brincadeiras saudáveis, atividades de esporte e lazer, e assim por diante. O que se busca é o fortalecimento da vida cristã, da família e da Igreja. O que se quer é contribuir para a melhoria de nossa própria Sociedade.

A complexidade do ser humano é uma realidade. Mas é inegável a sua busca de “algo mais” que, às vezes, nem ele mesmo sabe o que é. Muitas pessoas poderão até admitir que o Carnaval lhes proporcionará essa experiência, esse encontro do “algo mais”. Por outro lado, os fiéis que optam pelo aproveitamento dos feriados de Carnaval como oportunidade para investir em sua própria espiritualidade não estariam usando mais apropriadamente seu tempo, saúde, dinheiro e outros recursos? Pois os depoimentos de pessoas que participam dos retiros e acampamentos durante o Carnaval traduzem um sentido de felicidade que o Carnaval, com toda sua pompa, beleza, animação, duração e multiforme apresentação, jamais consegue proporcionar. Não há segredo nisso: enquanto as alegrias proporcionadas pelo Carnaval têm data de início e de término, o resultado da busca de Deus e dos valores cristãos transcende o espaço temporal, dá significado à existência e contribui efetivamente para o bem-estar da família e da Sociedade.

As oportunidades existem: para o Carnaval e para os retiros e acampamentos. A escolha é nossa: minha e sua.

Pense nisso!

Contato para eventos


Associação Pró Capelania Militar Evangélica do Brasil